.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sozinho

As histórias relatadas aqui são um misto de realidade e ficção. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência, já que os envolvidos nos "causos" estão com a identidade preservada sob sigilo médico.

Estava acontecendo o curso de sensibilização dos médicos de região da grande Florianópolis, em São José. Grande parte da equipe de profissionais de saúde de Biguaçu estava lá, eu também. A palestrante falou uma frase que marcou: A solidão é a doença dos novos tempos!

As pessoas se reservam cada vez mais, em cascas, em invólucros, impenetráveis, sempre tão preocupadas com sua "privacidade", seu mundo de fantasia. Multidões saem às ruas todos os dias, pegam ônibus, táxis, metrôs. Estão indo ao trabalho, para a escola, às faculdades, ou apenas indo para qualquer lugar. Muitas andam, sem destino... Mas, qual o objetivo de tanta pressa?
Não conversam, não se olham, não se tocam.

Dentro do apartamento, vejo ele mexendo no computador, e permaneço sentada, só observando. Ele não havia notado, mas eu o olhava há pelo menos 40 minutos. Depois ele começou a se movimentar de maneira mais ágil, preparando-se para ir pra cama, convidou mas eu estava com dor, já tinha comentando anteriormente mas o comentário "passou batido". Rapidamente já não ouvia mais os ruídos dele se mexendo de um lado pro outro no colchão até se render ao sono profundo.

Sozinha. Eu também me sentia sozinha, mesmo estando tão ciente de como "as coisas funcionam".

Minha mãe me disse um dia, em reposta quando eu reclamava de não ter um namorado - a gente nasce e morre sozinha, a vida basicamente é isso! Pode-se se estar com alguém certo dia, talvez por algum tempo até, mas no fim das contas, é só você e você.

Eu custo a me acostumar com essa realidade tão adversa. Gostaria de acreditar que podemos contar com os que amamos. O mundo é tão egoísta... e eu e sinto tão sozinha contra todo o resto do mundo. Assim parece tão mais difícil, impossível.

-lágrimas-

2 Comentários:

  • é...o que tua mãe falou pode até ser certo, mas não é uma verdade absoluta... acho que qualquer desafio que vamos enfrentar se torna menos dificil qndo apoiado por alguém que nos ama e que amamos. No fim, pode até ficar por nossa conta, mas há sim uma grande diferença em enfrentar algo sozinho ou na companhia de uma pessoa importante para nós...

    eu gosto da solidão... gosto muito de estar sozinho, mas também gosto de ter por perto as pessoas que eu gosto...

    abração July July \o/ =)

    Por Blogger Mr. Gomelli, às 23 de novembro de 2010 às 20:21  

  • 1. Oi Ju...
    2. Veja que incrível isso que segue abaixo:
    “Quando nasci e vi a luz
    Não era nenhum estranho neste mundo
    Algo inescrutável informe e sem palavras
    Aparecem na forma de minha mãe.
    Assim, quando eu morrer, o mesmo desconhecido
    Surgirá novamente
    Como sempre o conheci…”

    Fílon (judeu) seguidor de Platão.

    3. É claro que tem coisas que eu queria postar, mas meu juízo fala mais alto!!! (risos)

    Por Blogger William Wollinger Brenuvida, às 28 de novembro de 2010 às 15:20  

Postar um comentário



<< Home