.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Série: convite de formatura

Aos pais:

Oi pai, oi mãe, chegou a grande hora; tão bom ver vocês aqui comigo, nós três juntos! Lembra o quanto a gente sonhou por esse momento?
Nada de choro, hein?! Sei que vocês já sabiam. No fundo, acho que só vocês sabiam. E agora é a hora. Acabou, sou médica! Como posso agradecer todo o sacrifício de vocês hein?
Obrigada pelo carinho, pela compreensão, pelos cafés nas madrugadas, pelo campanheirismo e empolgação ao acompanhar minhas primeiras tentativas de ser médica quando eu examinava os vizinhos, para quem vocês faziam gosto de contar que tinham uma filha quase "doutora" em casa. Obrigada também pelo jaleco, mãe, aquele jaleco que a gente vou procurar no "centro da cidade" num preço que a gente pudesse pagar - você tinha razão, ele não amarelou até hoje! Pai, paizinho, e aquele esteto que o senhor me deu?! Foi suado né, mas valeu a pena, eu nunca deixei passar um soprinho na aula do Dr Heinish.
Obrigada por me financiar os livros, as viagens, os congressos, esses tantos sonhos e devaneios que, mesmo muitas vezes sem entender, vocês sabiam que eram essenciais para a minha felicidade. Olha, tudo que vocês me deram foi muito importante pra minha formação, mas com certeza, o que não puderam me dar me ensinou a sempre querer vencer na vida, a buscar e conquistar, a sonhar mais alto, e com certeza isso, fez de mim alguém melhor que eu era.
Agora um agradecimento especial pra vocês por estarem sempre do meu lado nos momentos mais difíceis, quando eu adoeci e precisei tanto do apoio de vocês. Muitas foram as noites em claro na clínica, a calma (ou a falta dela) na esperança da minha melhora, só vocês puderam entender meu sofrimento e puderam presenciar a dura jornada de ser paciente e quase médica num submundo de preconceito e dor. Tenho muito orgulho da nossa união, da nossa garra. Obrigada pelos xerox que me levavam e que me ajudaram a vencer as provas da faculdade e da vida.
Obrigada pelo abraço apertado me acalmando quando eu achava que era impossível, obrigada por confiar em mim assim, tão incondicionalmente.
Conseguimos! Essa vitória é nossa!

Aos mestres e às equipes de trabalho:

Grandes! Faltam palavras para descrever meus queridos professores nessa hora, mas enfim e com certeza, grandes seres humanos, acima de tudo, são os meus mestres nessa jornada.
Sem generalizações, mas respeitando a sua individualidade, com carinho quero agradecer aos meus mestres que souberam me guiar na arte de fazer medicina; aos que tentaram me ensinar a melhor forma de me colocar frente o paciente; aos que tiveram a sensibilidade de prever as minhas angústias na dor e na impotência perante os muitos problemas sociais; aqueles que mesmo sem o título souberam ser grandes professorese talvez, muito mais presentes na minha memória que muitos outros "donos das provas"; a todos que me deram a chance de mostrar o que eu sabia (e o que não sabia) e me deixaram tentar, errando e acertando, a dar meus primeiros passos na clínica.
Obrigada ao pessoal da enfermagem de uma maneira geral, pela paciência que tiveram em me ensinar e reensinar as diluições de medicamentos (e eu sempre fazia errado); aos acessos que conseguimos pegar juntos; à parceria que fizemos algumas madrugadas pra "limpar a sala de medicação"; pelas vezes que me atenderam carinhosamente quando fiquei doente; pelos sorrisos, pelos cafés e pelo carinho que dividimos por essa nossa profissão.
Em especial, quero agradecer ao pessoal da emergência do HU! Foram muitos anos de contato, de aprendizado, de carinho e insônia com vocês! Guardo na memória e no coração cada plantão - desde os plantões voluntários de férias até os do internato! - foi bom demais ter a companhia e a supervisão dessa super equipe, que me atrevo aqui a chamar de "nossa equipe"! Também ao pessoal da triagem obstétrica, meu agradecimento carinhoso pelos cafezinhos, pelo colinho quando a gente chorava escondido, pela cobertura nas nossas fugas para escrever o TCC e pela forma maravilhosa de mostrarem que a obstetrícia pode ser muito mais humanizada e menos dolorida que eu poderia imaginar! Eu sei que esse trabalho que vocês fazem é um "parto"! Não poderia esquecer da pediatria, meus queridos, vou sentir saudades de vocês! Eu sei que eu agitava os plantões e raramente a gente tinha sossego, mas acreditem, sempre foi inesquecível a companhia de cada um!

(continua amanhã, hoje to sem idéias...)

2 Comentários:

  • muito bom!! parabéns pela formatura e por tudo o que você é! Com certeza você é, além de uma grande médica, uma ótima pessoa! sou seu fã por tudo que você é e por tudo o que escreve!! bjão!

    Por Blogger Eduardo, às 24 de maio de 2010 às 11:47  

  • Parabéns dra.! Lhe desejo mtas vitorias e conquistas, tanto como medica como pessoa!!! bj!!

    Por Blogger Renan, às 31 de maio de 2010 às 20:11  

Postar um comentário



<< Home