.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Pensamentos

Eu sempre pensei que as minhas insônias eram produtivas, eram até benéficas ou faziam parte daquilo que eu sou. Essa era forma que eu encarava o problema que me assombrou uma vida inteira. Nunca vi a insônia como vilã do dia seguinte, do mal humor que vinha após uma noite mal dormida, da exaustão que gerava às vezes, depois de dias, um sono absurdo e incontrolável que me levava a perder dias inteiros dormindo; se é que se pode dizer que se perdeu o dia, só porque se estava dormindo. O fato é que a insônia era um sinal da instabilidade emocional que me acompanha.
Sou instável mesmo.
Pode ser o fato de eu ser mulher, pode ser doença, pode ser personalidade, eu não tenho a resposta. A grande verdade é que é uma merda ter insônia. Você acorda do nada achando que pode mudar o mundo, acha que suas ideias são as mais incríveis e inimagináveis, mas a grande verdade é que você está confuso demais para pensar e qualquer pensamento nessa hora parece genial.
Prepotência minha achar que a minha insônia era melhor que a dos outros. Bulhufas!
Hoje por exemplo, acordei no meio da noite e to aqui, tentando acalmar a mente, escrevendo. Escrever dá uma aliviada nas ideias. mas tenho certeza, hoje, de que o texto vindo da insônia tá longe de ser o mais genial que eu poderia escrever.
Lembrei agora de uma interpretação que fiz hoje, ais cedo, enquanto ouvia "Vento no Litoral" do Legião Urbana. Há anos ouço essa música e penso, como é triste... Nossa, acho que ela morreu. Mas pensei hoje que ela poderia ser ainda mais triste do que eu pensava.

"Dos nossos planos é que tenho mais saudade,
Quando olhávamos juntos na mesma direção"

Esse trecho lembra um casal feliz, que almejava um futuro juntos, e minha ideia adolescente de que isso não aconteceu era remetida à morte dela, mas hoje, depois de viver 29 anos, eu ouço ela e penso no meu casamento desfeito; penso que o que sobra depois do término é essa saudade, a saudade do que poderia ter sido, mas por um ou vários motivos não foi.

"Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou
Vai ser difícil sem você
Porque você está comigo o tempo todo
E quando eu vejo o mar,
Existe algo que diz,
Que a vida continua
E se entregar é uma bobagem

Já que você não está aqui,
O que posso fazer é cuidar de mim
Quero ser feliz ao menos
Lembra que o plano era ficarmos bem?"

Afinal de contas, quem se relaciona achando que vai dar errado né? Eu penso que na maioria das vezes as pessoas estão nos tempos errados, como começar a cantar uma música fora do tempo, não tem jeito de consertar. Tem que começar a cantar de novo, esperando a nota certa. 
E as lembranças e os velhos vícios, comodismos e costumes vem com a gente, é difícil esquecer uma história de amor, mesmo quando não existia amor, só sofrimento. Costumamos acreditar que sofrer por amor é permitido, mas na verdade isso não existe, Renato dizia que "se existe amor, não existe sofrimento", e é verdade. Podemos sofrer por um braço quebrado, quando nossa filha pequena tem febre, ou enquanto esperamos o resultado do vestibular, mas, por que diabos sofrer por amor?
Se eu te amo e tu me amas, não existe espaço pra sofrimento. A gente resolve todo o resto que estiver entre nós, tudo que nos mantém distante, porque pro amor não existe distância, obstáculo. 
Quem já se apaixonou?
Apaixonar-se é fazer coisas idiotas mesmo, rir a toa, ficar animado só de lembrar da pessoa, pensar nas diferenças como potencialidades, abrir mão, mudar porque quer mudar, se esforçar, fazer acontecer e dar certo.Quando os dois estão dispostos a fazer dar certo, dá. Agora quando uma das partes "empaca", duvida, repensa, bem, aí não era amor. 
Ninguém precisa de convite especial para fazer o ser amado feliz, é uma necessidade veemente do apaixonado. Se ela não existe, é hora de desencanar, porque não foi amor. 

E toda essa reflexão foi a caminho do cinema, ouvindo Legião Urbana, e não agora nessa porcaria de insônia. Amanhã, provavelmente, não terei reflexões tão profundas, porque não dormi direito. Mas que posso fazer?
Vou deixar aqui um trechinho de Metal contra as Nuvens, que eu gosto muito e sempre me deixa animada:

"E nossa história não estará pelo avesso
Assim, sem final feliz
Teremos coisas bonitas pra contar
E até lá, vamos viver
Temos muito ainda por fazer
Não olhe pra trás
Apenas começamos
O mundo começa agora
Apenas começamos"

Espero que essa semana supere a passada. 


1 Comentários:

  • Eu também gosto da madrugada... Acho que por isso briguei tanto até arrumar a minha vida para poder dormir até tarde...auhauhaua. então, durmo uma, duas, três da manhã e acordo onze, meio dia... dependendo vou mais longe... não aguento ficar com sono. preciso dormir. não nasci para dormir as dez e acordar as sete. não consigo. não sei se é certo, errado, mas sou assim. o Jõ faz isso e está velhinho, então, acho que não mata... acho que minhas ideias fluem melhor de madrugada, quando está tudo calmo, quieto, silencioso.. as ideias vem antes.. por isso, me identifiquei tanto com teu texto...

    sobre amor.. bom, essa é a grande questão da humanidade. por que sofrer por amor? racionalmente, não digo todos, mas muitos, como eu, tu e mais alguns, sabemos, mas sofremos... quando estamos solteiros e não-apaixonados, batemos na mesa do bar e gritamos "eu fora dessa porcaria de ficar sendo trouxa, de deixar as coisas importantes da vida por UMA PESSOA! mas, no outro dia, conhecemos alguém que nos deixa bobo alegres e já estamos nós, retardadamente fazendo absurdos pela outra,outro, rindo a toa, achando que vivemos em cima do arco-íris...

    Enfim, curti o texto! e vê se escreve mais seguido, tchê!
    bjos!

    Por Blogger Eduardo, às 29 de janeiro de 2014 às 20:53  

Postar um comentário



<< Home