As Lei de Newton e as Lei Orgânicas do SUS
Sobre as leis de Newton
Na busca pelo erro no Sistema Único de Saúde, pensando, pesquisando, experiementado, pensei: Deve ser algo óbvio! Todas as grandes descobertas são óbvias, mas além de ninguém se dá conta delas e, aqueles que o fazem não as descreve em palavras. Como diria um grande amigo meu: "até mesmo o óbvio precisa ser dito". Vamos então às proposições e devaneios da quintanista de medicina.1a lei: A primeira lei explica que a gravidade é a força de atração mútua que os corpos materiais exercem uns sobre os outros.
Essa é a comprovação científica que temos para explicar os erros do sistema de saúde do Brasil.
Essa é a comprovação científica que temos para explicar os erros do sistema de saúde do Brasil.
SIM!
Como nunca pensei nisso?
Em 4 anos e meio de medicina, enterrada em livros, correndo no campus entre uma aula e outra, olhando para os pacientes e tentando desvendar o que lhes acometia naquele momento, só naquele momento, eu me esqueci de me e lhes perguntar: o que lhes aflige na sua vida? O que você acha que lhe deixa doente? Você é feliz? Era feliz até eu me meter na sua vida e te internar nesse hospital? O que gosta de fazer, de comer? Tem filhos? (...)
Meu Deus, faz quanto tempo que eu não "enxergo" as pessoas como semelhantes, como iguais? Há quanto tempo eu me esqueci de tratar as pessoas mas sim às doenças?
Ontem me vi fazendo a seguinte pergunta à uma mãe de um paciente meu: "Gisele, alguma INTERCORRÊNCIA desde a última consulta?" Ela me olhou como quem olha uma imagem de um santo, com aquela mistura de cara de paisagem e desejo de esperança. Onde foi parar minha humanidade? Agora sou uma ser desumano - meu primeiro diploma de medicina; ainda me falta o de técnica, falta 1 ano e meio.
Voltando às leis de Newton. Pensemos juntos - se os corpos se atraem mutuamente, por então o médico foge tanto desse vínculo?!
Eu já sei a resposta, mas vamos nos dar a chance de pensar mais, para descobrirmos juntos.
2a. lei de Newton: os corpos inertes e os que estão em movimento tentem a manter seus estados de origem. Bem, isso só nos confunde, pois assim pensamos que os médicos continuam inertes enquanto o povo morre, adoece e sofre, dia a dia.
3a lei de Newton: toda ação é seguida de uma reação.
Ah! Agora impossível não concluirmos, conjuntamente, a lógica do erro do SUS.
A formação médica!
Por quê?
É simples. O médico ao atender um indivíduo tenta imprimir o status de "paciente" - palavra em duplo e ambo sentido - primeiro: esperar mais de 2h numa fila é um ato de extrema e desumana paciência; segundo: paciente é o indivíduo passivo, que segue as ordem de outrem, nesse caso, o médico. No entanto, isso não é instantâneo e, muito menos, fácil de se fazer.
É simples. O médico ao atender um indivíduo tenta imprimir o status de "paciente" - palavra em duplo e ambo sentido - primeiro: esperar mais de 2h numa fila é um ato de extrema e desumana paciência; segundo: paciente é o indivíduo passivo, que segue as ordem de outrem, nesse caso, o médico. No entanto, isso não é instantâneo e, muito menos, fácil de se fazer.
"Construímos muros demais e pontes de menos." (Isaac Newton)
É imprescindível que exista uma relação de confiança entre a dupla (médico-paciente). Assim como o médico causa uma impressão e passa uma imagem, traz um impacto... o paciente não o faz? Faz? Acabou?
Não!
O paciente também causa um impacto no médico! Por mais que se tente ensinar aos estudantes, por 6 anos, que devemos nos envolver o mínimo, evitar a contratransferência para "podermos"ajudar o outro, nós somos ensinados na verdade a ir contra as leis naturais e dificultamos o contato e a troca.
Fazer saúde é ser HUMANO, no sentido PURO da palavra, sofrendo as açõoes e reações que qualquer outro indivíduo, com ou sem diploma sofreria. Isso é natural, é orgânico, é implacável e insubstituível.
Enquanto caminharmos contra os caminhos da natureza só estacionaremos a evolução do atendimento de saúde. Talvez, possamos substituir os professores de medicina por mestres de física, o que acham?
1 Comentários:
Parabéns pelo 2º texto. Já havia comentado no teu blog: "Nariz de Palhaço".
Continuamos a lutar contra nossos moinhos de vento. Vamos libertando os prisioneiros dos campos de concentração hodiernos (escolas, hospitais, outros locais públicos). Concordo com meu amigo José Paulo Monteiro quando diz que o campo de concentração dos nazi-fascistas se deslocou para nossas instituições atrofiadas (SUS é um exemplo nítido).
Té a próxima postagem...
Por William Wollinger Brenuvida, às 12 de janeiro de 2009 às 09:04
Postar um comentário
<< Home